Hieronymus Bosch é o pseudônimo de Jeroen van Aeken. Nasceu e morreu em Hertogenbosch, de onde deriva a escolha de seu nome artístico. Era neto de um artista local, Jan van Aeken, e filho de Laurens van Aeken. Pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que jamais tenha deixado sua cidade natal.
A primeira referência ao nome de Bosch ocorre entre 1480 e 1481, na Confraria de Nossa Senhora, para a qual executou trabalhos, intermitentemente, até 1516, ano em que os livros da instituição lhe registram o falecimento.
A Tentação de Santo Antão |
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.
Muito apreciado por seus contemporâneos, Bosch foi esquecido no século 19, para voltar a ser descoberto pelos surrealistas. Nenhum de seus trabalhos é datado, mas acredita-se que os primeiros sejam do período 1475-1480.
Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente.
Especula-se que sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí.
Pieter Brueghel, o Velho foi influenciado pela arte de Bosch e produziu vários quadros em um estilo semelhante.
Registros da época demonstram que Filipe o Belo e Filipe 2º eram grandes admiradores de sua arte, fazendo-lhe frequentes encomendas de quadros. A quantidade de trabalhos de Bosch existentes na Espanha levou alguns críticos a levantarem a hipótese de ter ele estado naquele país, entre 1495 e 1505, mas tal hipótese não é confirmada por qualquer registro autenticado.
Fé total e terror do inferno
Cristo coroado com espinhos (National Gallery, Londres) |
Entre os primeiros trabalhos de Bosch estão "Os sete pecados capitais" e "Ecce hommo". Sua obra surge ao mesmo tempo como a última expressão de uma escola de pintura e a primeira de uma nova corrente.
Nessa nova corrente, inicialmente está refletida a tendência popular dos séculos 12 a 15, em que a fé total se mistura ao terror do inferno. O homem está em permanente luta contra seu inimigo eterno, que surge revestido das mais variadas formas: demônios, monstros, animais estranhos, fantásticos, metade gente, metade bicho.
Bosch, cujo desenho é sempre seguro, costuma cobrir as telas de verdadeira multidão dessas estranhas figuras - animalescas ou humanas -, o que, de certa forma, prejudica a composição. Seu traço é, porém, de tal modo firme e seu sendo de perspectiva tão apurado que a impressão geral é de movimento, de ação.
Seu colorido é vibrante e sua técnica baseada em vernizes translúcidos, cobrindo a paisagem com tal delicadeza que frequentemente deixa à mostra os traços mais distantes.
Nos poucos desenhos de sua autoria há uma liberdade até então inexistente na Holanda. Do mesmo modo, o volume de detalhes em seus trabalhos da última fase é caracterizado por uma agilidade do pincel, através da qual é fácil identificar suas obras entre as inúmeras cópias a ele atribuídas.
Somente se tem certeza de trinta a quarenta quadros autênticos de Bosch. Suas telas nunca eram datadas e raramente assinadas. Bosch foi um inovador que haveria de influenciar grandes pintores.
O gosto de Bosch pelo demoníaco, segundo alguns, procede do fato de haver ele pertencido a uma seita secreta antinomista. Outros, porém, preferem ver nisso apenas um reflexo de sua época, dominada pelo temor a Deus e o pavor ao diabo.
Obras
Atualmente
apenas se conservam cerca de 40 originais seus, dispersos na sua maioria por
museus da Europa e Estados Unidos.
Dentre estes, a coleção do Museu do Prado de Madri é considerada a
melhor para estudar a sua obra, visto abrigar a maioria daquelas que são
consideradas pelos críticos como as melhores obras do pintor.
As
obras de Bosch demonstram que foi um observador minucioso bem como um refinado
desenhista e colorista. O pintor utilizou estes dotes para criar uma série de
composições fantásticas e diabólicas onde são apresentados, com um tom satírico e
moralizante, os vícios, os pecados e os temores de ordem religiosa que
afligiam o homem medieval. Exemplos destas obras são:
·
O Carro de Feno - (Museu do Prado, Madrid)
·
O Jardim das Delícias - (Museu da Arte
Antiga- Portugal, Lisboa)
·
O Juízo Final - (Akademie der Bildenden Künste, Viena)
·
As Tentações de Santo Antão - (obra principal no Museu Nacional de Arte
Antiga, Lisboa e
suposto estudo da obra no Museu de Arte de São Paulo - MASP, São Paulo, Brasil)
·
Os Sete Pecados
Mortais - (Museu do Prado,
Madrid)
·
Navio dos Loucos ou A Nau dos Insensatos - (Museu do Louvre, Paris)
·
Morte e o Avarento - (Galeria Nacional de Arte em
Washington, DC.
A
par destas obras, que imediatamente se associam ao pintor, há que referir que
mais de metade das obras de Bosch abordam temas mais tradicionais como vidas de
santos e cenas do nascimento, paixão e morte de Cristo.
O original tríptico As Tentações de Santo Antão está
incorporado no Museu Nacional de Arte Antiga a
partir do antigo Palácio Real das Necessidades. Desconhecem-se as
circunstâncias da chegada da obra a Portugal,
não sendo certo que tenha feito parte da coleção do humanista Damião de Góis, como algumas vezes é referidoGaleria
O Jardim das Delicias (Museu do Prado, Madrid) |
O Julgamento Final (Academy of Fine Arts, Viena) |
O Julgamento Final (Groeningemuseum, Bruges) |
Adoração dos Reis Magos (Museu do Prado, Madrid) |
Carroça de Feno (Museu do Prado, Madrid) |
A Estrada da Vida |
A Morte e o Avarento |
A Nau dos Insensatos |
Ecce homo (Städel Museum, Frankfurt) |
Cristo carregando a Cruz (Kunsthistorisches Museum, Viena) |
O ilusionista (Musée Municipal, Saint-Germain-en-Laye) |
Tríptico de Santos Ermitas (Doge's Palace, Veneza) |
Calvário (Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica, Bruxelas) |
Cristo carregando a Cruz (Palácio Real, Madrid) |
São Cristóvão (Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam) |
Tríptico do Mártir Crucificado (Doge's Palace, Veneza) |
São Jerónimo (Museum of Fine Arts, Gant) |
São João Baptista no Deserto (Museo Lázaro Galdiano, Madrid) |
São João Evangelista em Patmos (Gemäldegalerie, Berlim) |
Tentações de Santo Antão (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa) |
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